segunda-feira, 25 de julho de 2011


A Câmara que te Ouvir.

O ouvidor da câmara dos deputados Miquel Corrêa ( PT-MG ) , convidou as entidades para participar da audiência pública a câmara que ter ouvir.
E um projeto de iniciativa da atual gestão da Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados - órgão integrante da mesa da Câmara dos Deputados criado paraser o canal de interlocução entre a Câmara e a sociedade.
Por meio desse projeto a Câmara dos Deputados vai até a sociedade para ouvi-las sobre temas em discussão na casa , e cria mecanismos para que o cidadão tenha voz e influencie nas decisões do Congresso Nacional.

Auditório da assembleia.

Bainner do projeto.

A mesa reunida com autoridades.

A sociedade em peso falando suas reivindicações.
As autoridades tirando duvida das entidades.

Conceição Sampaio como Presidente da Câmara em exercicio.

Bom condicionamento físico de militares entra em discussão depois de morte de candidato durante teste físico

A morte de um candidato durante teste de avaliação física levantou a discussão em torno da necessidade de manter os policiais da corporação bem preparados fisicamente


Corporação reconhece que pelo menos 8% do total de policiais sofre com problemas gerados pela obesidade e do sobrepeso
Corporação reconhece que pelo menos 8% do total de policiais sofre com problemas gerados pela obesidade e do sobrepeso.
A morte do técnico em Eletrônica Luciano Martins Paixão, 28, durante o teste de aptidão física para o concurso da Polícia Militar, no início da semana passada, levantou uma questão importante ligada à rotina da corporação: a ausência de espaços voltados para a prática da educação física nos quartéis e a necessidade da intensificação dos exercícios físicos para o bom desempenho policial. Com um efetivo hoje de 7,8 mil policiais, a corporação reconhece que pelo menos 8% desse total sofre com problemas advindos da obesidade e do sobrepeso.
De acordo com o chefe do Centro de Educação Física da PM, major Valadares Pereira de Souza, apesar de ser considerado um índice pequeno, a corporação se preocupa com a situação desses policiais. Segundo ele, faz parte das diretrizes de trabalho do centro orientar os oficiais que se encontram no comando das unidades a identificar os policiais que estão com sobrepeso para que possam ser tratados e retornem ao peso normal. “Temos um centro de educação física dotado de campo, pista de atletismo e atendimento clínico, psicológico e nutricional, que recebe os indicados e os trata”, explica ele.
O Centro de Educação Física da PM fica na sede do Comando da Polícia Militar, no Petrópolis. O local concentra a maioria das atividades esportivas e de treinamento. “Todo ano, aplicamos três a quatro testes físicos com mais rigor para os soldados da corporação, com pontuações, treinamentos com exercícios aeróbicos, natação, corrida de obstáculos, que nos permitem avaliar o condicionamento físico dos nossos policiais”, afirma.
Segundo ele, os treinamentos devem continuar ao longo do ano nas unidades em que os policiais encontram-se lotados. “Habilitamos sargentos e tenentes com conhecimentos básicos e eles repassam para as suas tropas”, afirma.Quanto aos locais para treinamento, o oficial afirma que geralmente as unidades respondem por dois ou três bairros e a orientação, na falta de espaço para treinamento, é que a unidade solicite junto à comunidade a permissão para a utilização de um determinado espaço, que pode ser a quadra de uma escola ou clube para a realização das atividades físicas dos policiais. Na Zona Leste, por exemplo, as unidades da PM interagem com espaços como o do Sesi ou a Minivila Olímpica, da Prefeitura, no Coroado.
“A prática de exercício visando o condicionamento físico é obrigatória. O não comparecimento do policial às atividades é considerada uma infração disciplinar”, explica o major Valadares, reconhecendo que em alguns casos a rotina pesada dos PMs pode acabar fazendo com que ele não cumpra com as obrigações voltadas ao seu condicionamento físico. “É importante que o policial tenha consciência de que ele precisa estar bem fisicamente para evitar problemas para a sua própria saúde e garantir o bom desempenho profissional”, explica. Ele observa que os policiais que se encaixam no quadro crônico de obesidade são retirados das ruas e direcionados aos serviços burocráticos e administrativos dentro das unidades.
 O major Valadares defende o rigor na aplicação dos Testes de Aptidão Física para quem está entrando na corporação. Alvo de polêmicas, os TAFs têm a finalidade de avaliar o condicionamento físico dos candidatos a PM para evitar problemas futuros. “A doutrina policial militar que trata do condicionamento físico dos policiais militares do Amazonas é adaptada do Exército brasileiro”, afirma o major, lembrando que a base do treinamento físico militar do Exército é ainda mais rígida.
“A Polícia Militar tem profissionais de Educação Física, com formação superior, que estabelecem um planejamento anual de ação para avaliação do condicionamento físico dos policiais”, explica ele, que é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. “Adotamos o mesmo modelo da escola do Exército, que tem dado excelentes resultados”, avalia o oficial, lembrando que não há nenhum caso de ocorrência de ataques cardíacos ou problemas cardiorespiratórios de policiais militares em serviço.
“Da mesma forma que tratamos o policial com sobrepeso, estamos implantando também o sistema de clínica para policiais com problema de dependência química, com a finalidade de recuperar os policiais e devolvê-los aptos à corporação.
A Polícia Militar informou que os candidatos que foram reprovados na prova de corrida na etapa do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) terão nova oportunidade de fazer o exame nos dias 28 e 29 de julho. A decisão do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas segue recomendação do Ministério Público do Estado (MPE). O edital de convocação com o nome dos candidatos e o horário de realização do exame serão divulgados na próxima semana, no site do Instituto Superior de Administração e Economia (FGV/Isae), no www.isaeamazonia.org,br.

Secretaria investiga denúncia de exploração mineral irregular na Zona Oeste de Manaus

Uma das suspeitas da Semmas é a de que a extração esteja ocorrendo de forma gradativa, sem que ainda esteja ocorrendo a retirada do material para não chamar a atenção dos órgãos ambientais


Durante sobrevoo foi possível observar degradação ambiental em vários trechos do Tarumã, resultado de exploração de pedreira irregular
Durante sobrevoo foi possível observar degradação ambiental em vários trechos do Tarumã, resultado de exploração de pedreira irregular (Ana Cláudia Jatahy)
Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) enviará na tarde desta segunda-feira (25) uma equipe de fiscalização até o local onde supostamente estaria ocorrendo a atividade de extração mineral irregular na área da Vivenda Verde, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
O problema foi denunciado, pela Imprensa, por moradores que afirmam ouvir durante a noite e madrugada o barulho de explosões.
Com base em imagens aéreas feitas no local, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, determinou que os fiscais localizassem os acessos para chegar a área por terra, identificassem e autuassem os responsáveis.
Ao analisar as imagens, Marcelo Dutra observou a existência de alguns pontos de vegetação sobre as pedras, o que, segundo ele, seria um indicativo de que o local estaria abandonado.

“Não se observa nas imagens a presença de maquinário nem de sinais de fluxo de veículos pesados. De qualquer forma, é importante que tenhamos a noção exata do que está acontecendo”, disse ele, lembrando que aquela pode ser uma área de mineração desativada há anos pelo Ibama e que pode estar sendo novamente utilizada de modo clandestino, com a anuência de algum proprietário de terra do local.
Há suspeitas de que a extração esteja ocorrendo de forma gradativa, sem que ainda esteja ocorrendo a retirada do material para não chamar a atenção dos órgãos ambientais.

Por meio do laboratório de Geoprocessamento da Semmas, foi realizado um trabalho de investigação que chegou a três possibilidades de acesso ao provável local da extração pela Estrada do Turismo.
“Percorreremos os três ramais até conseguimos verificar in loco o que está acontecendo”, afirmou Dutra.
Segundo o secretário, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Tarumã é estritamente proibida para esse tipo de atividade.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Assembléia Geral e Posse da Diretoria do Movimento de Amigos e Comunitários do Conjunto Cidadào X.



O Movimento de Amigos e Comunitários do Cidadão X que foi criado no dia 8 de dezembro de 2010 ,  nesta segunda feira 18 de julho de 2011 às 20h ,ocorreu a assembléia geral de aclamação e posse da diretoria e conselho fiscal que ira administrar  o Movimento . Este movimento terá como objetivo maior a defesa dos direitos de cidadania dos moradores do conjunto Cidadào X . O trabalho foi coordenado pelo Movimento de Amigos da Zona Norte ( MAZON ).

O Presidente aclamado Jean Carlos.

O Vice Presidente  do Movimento Claudio discursando.

 A Diretoria reunida.
Adici
 A Comunidade tirando suas duvidas sobre o movimento.

Jean Carlos tirando duvidas dos moradores.

 A escolha da diretoria.


5º. ANIVERSÁRIO DO MAZON

Foi realmente um dia de muita alegria e diversão para a Diretoria do Mazon e todos seus associados. A comemoração iniciou às 10:00h no Clube SBS/SESAU no Km 13 da BR 174 e se estendeu até às 17:00h. Todos puderam aproveitar e se divertir a valer, com sorteios de brindes e super bingo, distribuição de feijoada e ainda a atração foi Guto Lima que encerrou, com muita música mais um ano de comemoracão.
A Diretoria do Mazon estava muito satisfeita, pois ao longo desses cinco anos, muitas conquistas e avanços foram alcançados, nada foi conseguido  com facilidades, mas luta do movimento que sempre visa a melhor qualidade de vida para as comunidades e dos seus associados, enfim o Mazon ainda é criança, mas já sinaliza que não veio pra brincadeira.
O Mazon quer mostrar que é possível verdadeiramente organizar a sociedade civil, para que assim possa ter vez e voz para brigar por seus direitos, visto que em muitas situações esta sociedade é abandonada pelo poder público. Mas é assim, com determinação e amor pelo que fazemos.. vamos caminhando.
Enfim PARABÉNS AO PRESIDENTE SATO e a toda a sua diretoria...que vem fazendo do MAZON a maior e mais organizado Movimento do Amazonas.














Combate a dengue volta à cena no AM

Municípios discutem estratégias para evitar nova epidemia de dengue em municípios onde o numero de casos é maior

    Pesquisa mais avançada sobre vacina contra o mosquito da dengue é feita na Universidade Federal do Espírito Santo
    Os planos serão traçados até o final de agosto, para que sejam colocados em práticas até o mesmo de outubro, mês em o período chuvoso se inicia em toda região.
    O Estado do Amazonas enfrentou este ano a maior epidemia de dengue desde o ano de 1999, por causa desta estatística o governo estadual identificou os 12 municípios onde o número de focos é maior, para discutir estratégias para evitar nova epidemia de dengue durante o período chuvoso na região.
    Para discutir a questão foi aberta nesta quarta-feira (20), o Seminário de Avaliação dos Planos de Intensificação do Controle da Dengue no Amazonas, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde – UEA, na Av. Carvalho Leal, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
    O evento reunirá até a próxima quinta (21), representantes das prefeituras e secretarias de Saúde dos municípios de Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara, Manacapuru, Boca do Acre e Nova Olinda do Norte.  
    Os planos serão traçados até o final de agosto, para que sejam colocados em práticas até o mesmo de outubro, mês em o período chuvoso se inicia em toda região, gerando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
    Os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que avalia a quantidade de criadouros por região geográfica, também será utilizado como referência para a elaboração das ações. No Amazonas o LIRAa é realizado a cada três meses. No final deste mês será divulgado o resultado do Levantamento feito em julho e em outubro será feito o último levantamento do ano.   


    Produção de tablets: Amazonas vai ao Supremo contra SP

    Governo do Estado considera inconstitucional o incentivo oferecido por São Paulo já que o mesmo não foi aprovado no Confaz.

      Tablets

      O Governo do Amazonas vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Governo de São Paulo em face do decreto 57.144/11, que desonera a comercialização de tablets fabricados naquele Estado.
      Ocorre que há menos de um mês, o STF decidiu que qualquer incentivo de ICMS só poderia ser concedido após aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne secretários de Fazenda de todas as unidades da Federação. 
      Na prática, o decreto paulista elimina a incidência do imposto, incentivando a produção de tablets em São Paulo. Com esse incentivo, o Estado do Sudeste adquire uma grande vantagem na atração de fabricantes desses equipamentos, em detrimento de outros centros produtivos, principalmente, a Zona Franca de Manaus. O decreto, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, foi publicado na edição desta terça-feira, no Diário Oficial de São Paulo.
      Vale ressaltar que o Polo Industrial de Manaus já conta com projetos aprovados visando a fabricação de tablets: as empresas Samsung e Positivo Informática, por exemplo, tiveram seus projetos aprovados na última reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que avalia a concessão de incentivos fiscais de ICMS no Estado.
      A concessão de incentivos fiscais por outros Estados sempre foi combatida pelos defensores da Zona Franca sob o argumento de que a Constituição Federal garante ao modelo a exclusividade nessa ferramenta de desenvolvimento.
      Na ação que está sendo preparada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), com auxílio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), o Governo do Amazonas vai sustentar que a medida é ilegal, tanto na forma, por não ter sido submetida ao Confaz,  quanto no conteúdo, porque não pode haver regime de tributação diferenciado para um mesmo produto.
      Omar Aziz lembrou que o Amazonas já recorreu outras vezes em relação a incentivos de ICMS concedidos por São Paulo e também pelo Paraná. “São Paulo recuou, mas depois reeditou o decreto de forma um pouco diferenciada, burlando o que o Supremo tinha decidido”, disse o governador.
      Em conversa com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governador Omar Aziz cobrou providências contra os Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, que estão importando condicionador de ar split da China sem cobrar ICMS.