7ª. REUNIÃO DO FÓRUM DE SEGURANÇA DA ZONA NORTE
REUNE COMUNITÁRIOS DA UNIÃO DA VITÓRIA
Desta vez a reunião do Fórum aconteceu na comunidade União da Vitória Zona Noroeste, e ficou marcada pela insatisfação e insegurança dos moradores. Estiveram presentes: a Diretoria do MAZON, o Tenente Sette, que representou o Comando da área (18o.DIP), Major Cledemir, que não pôde comparecer, moradores e a presidente do bairro Sra. Enaide.
Nos depoimentos dos moradores pudemos perceber que a comunidade está com vontade de se organizar e buscar mudanças, pois os problemas estão crescendo e a comunidade se sente abandonada, sem ter a quem recorrer. Só este ano, o sr. Jorge, comerciante, já foi assaltado 2 vezes, relata. O presidente do Mazon, Sato, ressalta a importância de se organizar e fortalecer a Associação, para cobrar do poder público os benefícios necessários para que a União da Vitória, se desenvolva cada vez mais e se torne um lugar com mais segurança, mais saúde, mais educação.
Tenente Sette se colocou a disposição da comunidade e explica que ele não é o responsável pela área, mas deixou os telefones, e está disposto a contribuir no que for possível.
Muitas reclamações foram feitas entre elas é que passam mais de 3 dias sem aparecer uma viatura no local. É raro aparecer. E após às 02 da manhã não tem segurança. Moradores ficam a mercê de assaltos. Deram também algumas sugestões para melhoria:
1- Mudança de Jurisdição, saindo do 19o DIP, para o BPI do Santa Etelvina, que é subordiando ao 18o. DIP
2- Colocar uma barreira/ fiscalização na entrada da comunidade, pois moradores afirmam que a maioria dos assaltantes são de fora da comunidade.
3- Instalação de câmeras do CIOPs - como a comunidade só tem uma entrada e uma saída,
facilitaria a identificação dos carros.
A próxima reunião será dia 27 de outubro
na comunidade Alfredo Nascimento
 |
Na abertura dos trabalhos, presidente do Mazon, Nilson Sato, fez um breve relato das reuniões do Fórum. Reforça: "A sociedade civil tem que se organizar para poder cobrar do poder público seus direitos" |
 |
Secretário do Fórum José Carlos faz a abertura dos trabalhos.
Comunidade atenta as palavras dos membros da mesa. |
 |
| Queremos transparência e participação, diz Sato. |
 |
Sr. João, comerciante, já foi assaltado várias vezes. Pede ajuda para
que o problema da falta de segurança seja solucionado. |
 |
Sugestão para criar uma CAIXA DE DENÚNCIAS,
assim não compremetemos os moradores. |
 |
Enaide, Sato, Pequeno e Júlio - Mazon e União da Vitória,
juntos para o fortalecimento das lideranças da Zona Norte.
|
 |
Sr. Luis questiona: por que não somos atendidos pelo BPI do Santa Etelvina?
O 18o. é muito longe, afirma. E ainda se compromete a contribuir na distribuição de
panfletos com os telefones úteis. |
 |
Júlio fala do início da comunidade, e pede: contribuam
e participem, a presidenta Enaide não pode ficar só neste trabalho. |
 |
| Comunitários sugerem colocações de câmeras do CIOPS. |
 |
Tenente Sette acredita que a participação da comunidade ajuda no trabalho da polícia.
E pede: Vamos trabalhar com as famílias, este é um trabalho preventivo, e dá certo. |
 |
" Se houver interesse do Poder Público isso muda,
afirma morador."
O MAZON deixa o seguinte questionamento:
Há interesse do Poder Público em mudar? E da comunidade? Estamos fazendo a nossa parte? |