sábado, 4 de junho de 2011

MAZON é reconhecido como Utilidade Pública. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Amazonas, no dia 31/05/2011, regida pela Lei 3.614 de maio de 2011.

Movimento Amigos da Zona Norte - MAZON 3º setor.
O Terceiro Setor, assim entendido como aquele composto por entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos e de finalidade pública, é uma zona que coexiste com o chamado Primeiro Setor – o Estado, e o Segundo Setor, o mercado.
O Terceiro Setor, assim entendido como aquele composto por entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, e de finalidade pública, é uma zona que coexiste com o chamado Primeiro Setor – o Estado, e o Segundo Setor, o mercado. Trata-se, em suma, do desempenho de atividades de interesse público, embora por iniciativa privada. Daí porque, em muitos casos, as entidades integrantes de tal setor recebem subvenções e auxílios por parte do Estado, em decorrência de sua atividade de fomento.
A importância do Terceiro Setor para o desenvolvimento do País tem sido demonstrada a cada dia, vez que já se confirmou que o Estado não tem mais condições de arcar, sozinho, com o financiamento e execução de tais serviços. Neste contexto, as duas mais recentes qualificações jurídicas para entidades do Terceiro Setor – as Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interessa Púbico – vêm à tona como uma tentativa de superação das insuficiências dos títulos anteriores, de uma forma mais consentânea com a atual realidade social brasileira.

quinta-feira, 2 de junho de 2011


Mazon participa da Semana do Meio Ambiente.


Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Semmas em parceria com a Semed, Semosb,  e da comunidade através do MAZON, realizou o plantio de 30.000 mudas de árvores em torno do Igarapé do Passarinho.
Quando se trata de meio ambiente, nós do MAZON entendemos que cada cidadão pode ajudar de diversas formas. E a principal é manter-se informado, pois quanto mais conhecermos e compreendermos os problemas relacionados ao meio ambiente, mais preparados estaremos para resolvê-lo. Assim a educação ambiental e conscientização deve ocorrer nos diversos espaços e estruturas do cotidiano da comunidade.
O Movimento Amigos da Zona Norte - MAZON, já atua neste propsósito desde 2006, quando realizou a Primeira Corrida Ecológica do Igarapé do Passarinho, e fez a coleta da água para verificar o grau de poluição.
São iniciativas da comunidade que contribuiem com o meio ambiente e assim com a qualidade de vida dos moradores.
O MAZON está atento as AÇÕES DA SEMMAS.
E como contribuição o MAZON cria espaços para debate das realidades locais, fortalecendo as práticas comunitárias siustentáveis e busca garantir a participação popular nas Políticas Públicas. Esta é a nossa Luta!


Secretário da SEMMAS, Marcelo Dutra faz a abertura da Semana do Meio Ambiente,
com a Programção do Plantio de 30.000 mudas de árvores em toda extenção do Igarapé do Passarinho.
 
Presidente e Vice Presidente do Mazon, Sato e Júlio
participam da solenidade de abertura


Marcelo Dutra (Semmas), Mauro Lippi (Semed) Sato (Mazon) 
Plantam a primeira muda de Paupretinho, acreditando e preparando o futuro.  


Participação dos estudantes na luta pela preservação.



Secretário da Juventude André e a diretoria do MAZON, acompanham e participam das atividades.

Secretário de Educação, Juventude
e MAZON: representação dos moradores da Zona Norte

Meio Ambiente, Educação, MAZON e Juventude busca de novas parcerias e projetos
para a ZONA NORTE.

MAZON recebe da SEMMAS o título de " AMIGO DO VERDE".
"MAZON: Guardião do Igarapé do Passarinho"



Slogan: PLANTAR MUDA!


Estudantes da rede municipal contribuindo ativamente com a ação

Secretário da Semmas  visita a Sede do MAZON,
e juntamente com Presidente Nilson Sato: Plantam uma palmeira em frente a sede.



Sato explica as autoridades o funcionamento da associação.

terça-feira, 31 de maio de 2011


2a. Reunião do Fórum de Segurança Pública
 da Zona Norte

Historicamente a Segurança Pública é assunto que gera polêmica  e, grandes controvérsias, no entanto não podemos deixar de realizar eventos, debates e encontros onde se possa socializar o pensamento da sociedade civil organizada e trabalhadores de seguranca pública.
Objetivo este da realização da segunda reunião, no dia 27 de maio, do Fórum de Segurança Pública da Zona Norte, na sede do MAZON no Monte das Oliveiras, reunindo lideranças, comunitários e  Representantes da Secretaria de Segurança, das CICOMs, CPA Norte e Representante da Polícia Civil  seccional norte.

Dra. Neide sub secretária, em sua fala informou que a Ronda nos Bairros que iniciaria em agosto, na Zona Norte, foi adiada para Novembro/2011. Dr. João Neto Coordenador da Seccional Norte relatou sua participação  no planejamento   e operacionalização do Projeto, e que está sendo realizado um trabalho minucioso. Anunciou a criação de um DIP no Santa Etelvina e outro no  Tarumã, além de outras atividades que vem sendo realizadas com base também na última reunião do fórum. Dando contas dos trabalhos que cada um vem realizando.

Todos tiveram a oportunidade de apresentar  suas queixas e reclamações, inclusive os próprios servidores da segurança que falaram de toda dificuldade que estão enfrentando.

E o que precisamos  é que através deste Fórum possamos assegurar a participação efetiva da sociedade e ainda que através destes encontros possamos obter respostas concretas do poder público. 
 

Para próxima reunião  do dia 21 de Junho/2011, aguardamos a presença da Eletrobrás, Secretários de Esportes, entre outros.


Presidente do Mazon, Nilson Sato faz abertura da 2a. reunião do
Fórum de Segurança da Zona Norte e fala do modelo da Policia Interativa
  
Dra. Neide, Sub Secretária  de Segurança discute com as lideranças
as problemáticas das  comunidades. E diz: ë preciso ouvir para planejar".
 E ainda anuncia mudanças no CIOPS, trabalho de requalificação e inovação.



Lideranças de várias comunidades da Zona Norte presentes na reunião do Fórum.
 Insatifação é grande.

Tenente Santos da 15a. Cicom fala das atividades
desenvolvidas e das dificuldades enfrentadas.


Autoridades se fizeram presentes, ou mandaram representantes
para discussão



Cristiane da UNMP, integrante do Conselho de Segurança Comunitário de Santa Etelvina - "Fico preocupada quando se fala somente em Repressão". Onde está o trabalho preventivo?

Hitoshi fala das ocorrências na comunidade
Parque das Garças e pede mais atenção da polícia.

Júlio Farias questiona o Orçamento para Segurança. E onde estão os Conselhos
cuja função é fiscalizar a aplicação dos recursos?

Dr. João Neto da Seccional Norte anuncio de 60 milhões para investimento na Segurança
e iniciativas que já estão sendo implantadas na Zona Norte.

Representante do Cidadão X, Cáudio Pacheco,
  fala da inexistência de policiamento no conjunto.

Sato (Mazon), Dra. Neide (Sub Secretária de Segurança) e
José Carlos: "O objetivo do Fórum é aproximar a polícia da comunidade".