terça-feira, 2 de agosto de 2011


Lixeira Pirata instalada em Avenida de Manaus será retirada pela Prefeitura

Lixeira foi instalada pelos comunitários na Avenida das Torres, imitando a identidade visual da Prefeitura de Manaus sem autorização


  • Lixeira foi instalada pelos comunitários na Avenida das Torres
  • Lixeira foi instalada pelos comunitários na Avenida das Torres
  • Lixeira foi instalada pelos comunitários na Avenida das Torres
Quem transita pela Avenida das Torres, próximo ao cruzamento com a Avenida Cosme Ferreira, na entrada doComplexo Viário Gilberto Mestrinho, Bola do Coroado, se deparou na semana passada, com uma novidade. Uma “lixeira comunitária” com o símbolo da Prefeitura de Manaus, instalada próximo da calçada.
Um funcionário público, que preferiu não se identificar, notou o tamanho da lixeira e a demanda de lixo que essa novidade pode gerar. “Eu pensei que essa avenida fosse feita de trafego rápido, se um caminhão de lixo parar aqui na pista vai atrapalhar o trânsito, isso é um absurdo. Eu passo todos os dias pelo local e o trânsito já é muito complicado” Pontuou.
Procurada pelos comunitários, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) informou que a lixeira não foi instalada pela Prefeitura de Manaus. Segundo a secretaria o equipamento colocado não obedece ao padrão visual da administração municipal, foi implantado em local impróprio e tanto oferece riscos ao tráfego de veículos quanto ao trabalho dos coletores de resíduos domiciliares.
Na nota a assessoria da Semulsp cita que antes de instalar esse tipo de equipamento urbano, a o orgão faz um levantamento da geração de resíduos no entorno do local para calcular o tamanho da lixeira, avalia o trânsito de veículos e pedestres, confirma as condições de segurança para os trabalhadores da coleta.
O subsecretário da Semulsp, Túlio Kniphoff esteve no localno final da semana passada e constatou que esse equipamento não poderá ficar no local onde foi instalado pelos comunitários da área. Existe outro ponto – com recuo no acostamento – onde a antiga lixeira ficava instalada e, para evitar riscos à vida de qualquer pessoa, os comunitários serão contatados para que seja esclarecida a dificuldade em manter a lixeira no local onde está.
Semulsp aumenta quantidade de lixeiras na cidade e faz campanha por doações

Nesta terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) iniciou uma campanha para receber doações de placas, tubos, canos, canaletas e camburões de metal que possam ser reaproveitados para confecção de lixeiras públicas e placas com orientações.
Essas lixeiras têm tamanho maior que as demais e estão sendo colocadas em locais estratégicos para atender vias e comunidades onde é mais difícil a circulação dos veículos coletores como becos, ruas estreitas ou sem condições de tráfego, ou locais onde a geração de resíduos seja muito grande e esteja acima da capacidade das atuais lixeiras, que serão substituídas, como em algumas feiras municipais, por exemplo. 
*Com informações da Assessoria da Secretaria Municipal de Limpeza Pública

Feiras são pontos de risco à aviação em Manaus


     Weber monitorou 80 pontos na cidade e descobriu que as feiras são os locais preferidos dos urubus na busca por comida. Agora estuda locais de descanso

    A forma inadequada de disposição de resíduos nas feiras próximas a igarapés e a existência de locais onde possam descansar são os principais atrativos para a presença cada vez maior de urubus na cidade de Manaus e do aumento de choques deles com aeronaves.
    De 80 pontos pesquisados pelo estudante Weber Galvão Novaes, 29, doutorando em Ecologia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), a Feira da Panair, no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, e a Feira do Mutirão, no Jorge Teixeira, Zona Leste, foram os mais infestados pela presença deste animal. Para o controle da espécie, que causa riscos à aviação, o pesquisador aponta o saneamento, a limpeza e a acomodação do lixo em recipientes fechados.
    Considerado o limpador do meio ambiente já que retira todos os dejetos lançados por feiras e mercados, o urubu não traz riscos para a saúde humana, como os ratos e os pombos, explica Weber. O maior problema é em relação a presença deles em áreas de aeroporto, como na Feira da Panair, a um quilômetro do Aeroporto da Base Aérea de Manaus.
    Na Feira do Mutirão, instalada numa ponte sobre o igarapé reúne os locais preferidos desses animais. Ali, segundo afirma, há vários registros de choques desses animais com aeronaves.
    O levantamento de dados foi iniciado em 2005 abrangeu todas as zonas da cidade e deverá ser concluído neste final de ano, explica ele, que busca agora descobrir as áreas preferidas para descanso e reprodução.
    LIMPEZA
    Essas informações são importantes, segundo alerta Weber, porque num eventual plano de manejo, elas direcionarão as ações para o controle dessas áreas, principalmente as próximas de aeroportos. As medidas a serem tomadas são simples porque só a limpeza é suficiente para afastá-los.
    "Se houver abate deles, em pouco tempo voltarão, por isso o ideal para o controle é saneamento e limpeza", explicou ele, revelando a necessidade de se estabelecer parcerias entre os poderes públicos estadual e municipal para a instalação de lixeiras mais adequadas.
    A ave, que integra a lista dos feios, sujos e malvados, está no topo da cadeia alimentar e, como explica o pesquisador, tem uma missão importante na natureza, a limpeza. Por isso, compreender mais o comportamento deles será fundamental para a qualidade da vida humana nas cidades.

    Convite


    A equipe de Mobilização do Plano Diretor 2011 de Manaus convida a comunidade em geral , para participar da primeira Audiência Pública da Zona Norte , que será realizada no dia 02 de Agosto de 2011 , na escola da Policia Militar Marcus Teixeira na Estrada da Cidade Nova às 18h00 . O encontro tem por objetivo elaborar o planejamento de melhorias de nossa cidade e o destino de recursos a serem aplicados em nossos municípios nos próximos dez anos.