sábado, 2 de julho de 2011

"DELEGADOS PARA A V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ELEITOS NO SEGUNDO DIA DE ENCONTRO"

"ZONA NORTE SABE O QUE QUER"



No segundo dia de encontro, a pré-conferência de saúde realizou  trabalhos em grupos, onde foram discutidos 3 eixos  com encaminhamento de propostas para plenária que iremos defender na  Conferência Municipal que acontecerá no período de 26 a 28 de Julho. Nos trabalhos em grupos foram discutidos os principais problemas que estão ocorrendo na Saúde da Zona Norte, e apresentadas alternativas para a efetivação do SUS.
Questões como acolhimento, dificuldades no acesso, falta de Recursos Humanos, condições físicas das Unidades de Saúde, falta de Planejamento (gestão), a Humanização no Atendimento e ausência de cobertura, principalemente na Zona Norte, foram questões levantadas durante os trabalhos.
Foram eleitos 24 delegados do segmento usuário que representarão a Zona Norte na V Conferência Municipal, onde esperamos ter verdadeiros avanços e alcançarmos a saúde com qualidade que tanto almejamos.

Veja a seguir a lista dos Delegados eleitos para o V COMUS:

 Júlio Farias.
José Wagner.
Antonia Gomes.
Claudio de Oliveira.
Ruan Octavio
Nízia Sato
Lene Soares
Lorena Serrat
Elso
Ernestina
José Carlos ( Pequeno)
Maria de Nazaré
Nilson Sato
Raimunda
Tobias
Sergio Garcia
Silvia
Valcilene
Darci Mizuê
Assis
Alexandre
Joelma
Antonio
Eliomar


quinta-feira, 30 de junho de 2011

1o. DIA DE PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
 NA ZONA NORTE "PEGA FOGO"


Está acontecendo neste momento a pré-conferência municipal de saúde, onde se reúnem lideranças, profissionais e gestores para discutirem as precárias condições de saúde na zona norte. Os comunitários se mostram insatisfeitos com os serviços prestados e as denuncias e reclamações vão desde lixo hospitalar à céu aberto até a ausência dos profissionais nos locais de trabalho. Muitas críticas foram apresentadas, e a representante do DISA Maria do Carmo Lócio, tentou justificar algumas falhas do sistema, o que não convenceu os participantes.

As comunidades já estão cansadas de tantas propostas não cumpridas, não podemos ser coniventes e devemos exercer o verdadeiro Controle Social, diz o líder Elson, do Nova Cidade, que fez cobrança da Unidade de Saúde do Nova Cidade, que é uma área descoberta pelos servíços de saúde.

Hoje, 30 de junho, é apenas o primeiro dia, e o povo já demonstra que quer mudanças, se não, não teria sentido estarmos participando deste encontro.

Professora Cecília explicou com muita propriedade qual o papel do Controle Social. E só confirma nosso lema: Participação Popular nas Políticas Pública" é o povo controlando as ações do Governo, e isso é um direito constitucional.


Abertura da Pré-Conferência, presença de Usuários e Trabalhadores e 
poucos gestores.  

D. Raimundinha do Cidadão VI e Júlio do Mazon no credenciamento

José Carlos participa ativamente das atividades ref. Saúde.
Conferencista Nacional de Saúde Mental/2010.

Diretoria do Mazon atenta às colocações dos palestrantes


Representante do DISA Sra. Maria do Carmo e o mediador Conselheiro Jean.
Diretora justifica as denuncias e reclamações dos usuários.


Lucilene do Nova Cidade: "precisamos melhorar o atendimento"

Professora Cecília reforça a atuação do Controle Social

Várias lideranças marcam presença em busca de mudanças
nos serviços de saúde da Zona Norte.

Antonia da Associação do Vale do Sinai relata o descaso no atendimento
do SUS. E fala ainda da Política de Saúde para os idosos que não têm
atendimento satisfatório.


Júlio Farias fala do Conselho Municipal de Saúde
  e diz  " houve quebra do Regimento e da Legalidade"

"Wagner mostra estampado no Jornal:  SAÚDE ESTÁ ABANDONADA"

O líder Elson do Nova Cidade  relata: "Lixo Hospitalar exposto, colocando em risco
a saúde da população, e questiona: Qual o projeto da Semsa para esta situação"

quarta-feira, 29 de junho de 2011

MAZON PARTICIPA DE REUNIÃO NA ZONA LESTE, COMO
INTEGRANTE DO MOVIMENTO EDUCAR PARA CIDADANIA - MEC

"POPULAÇÃO REVOLTADA COM FALTA DE ÁGUA, NA ZONA LESTE"
....QUEREMOS PAGAR ÁGUA E NÃO VENTO!!! 

Contando com a presença de vários comunitários e lideranças, o Mazon membro do Movimento Educar para Cidadania participou da reunião, no Bairro Zumbi, para somar em mais uma luta das comunidades, agora a pauta é a problemática da falta de água que atinge muitos bairros e a cobrança indevida de consumo.
Prof. Doutor Raimundo, físico aposentado da UFAM já se colocou a disposição para contribuir com suas experiências e diz que tem como provar que estamos pagando na maior parte VENTO/AR. E muitos apresentaram as contas  de água  e pagam valores muito altos.
Professor Oswaldo fala do Objetivo do Movimento Educar para Cidadania.


Sato e Júlio do Mazon junto à comunidade.
Mazon presta poio às lutas da Zona Leste.

A reunião aconteceu na Igreja Católica de São Mateus, onde todos os moradores presentes se mostraram revoltados com tantas taxas e cobranças, e o pior sem o fornecimento da água, e querem buscar soluções, falam que devemos "sair  da plateia e ir para o palco", diz o Pastor Carlos da comunidade João Paulo, que também sofre com a falta de água.
Sabemos que não temos como resolver problemas sozinhos, e o Mazon entende que somente com a união das comunidades, lideranças e da população em geral é que poderemos ter força para, principalmente cobrarmos dos nossos governantes, nossos direitos, os quais muitos desses, não temos acesso.

Professores da UFAM orientam a comunidade

Júlio Farias do Mazon , relatou  as experiências do Movimento, na Zona Norte, com a falta de água, e disse que há tempos atrás também sofreu. E que foram às ruas para  pressionar a prefeitura, que na época era o prefeito o Senhor Serafim Correa, foi quando surgiu o PLANO EMERGENCIAL, claro que o problema não foi totalmente resolvido, mas sugere que a Zona Leste também se organize de forma macro, a exemplo do Mazon.
Informou que este projeto já vem sendo conversado com algumas lideranças da Zona Leste.

terça-feira, 28 de junho de 2011

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA JUVENTUDE REUNE COM DIRETORIA DO
MAZON E ANUNCIA A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.

Secretário  da Juventude, André de Souza, reuniu com a diretoria do Mazon, e já se colocou a disposição para parcerias na execução de projetos para a Juventude que estão  sendo desenvolvidos nas comunidades da Zona Norte de Manaus.
O Secretário conversou com a Diretoria de Esporte e Lazer Juvenil do movimento e já definiram algumas propostas para realização do I Passeio Ciclístico da Zona Norte, que acontecerá em Agosto de 2011, e ainda os projetos Mutirão Cultural,  e Juventude Ativa que tem como objetivo principal de envolver a população mais atingida pela violência nesta zona, os jovens. Um projeto itinerante buscando o resgate da juventude, que entra na marginalidade, muitas vezes por não ter outra opção. 
Muito sensível a esta realidade, André, já é um colaborador do Movimento, pois já contribui conosco desde a realização da II Corrida Ecológica do Igarapé do Passarinho em Dezembro de 2010. Esperamos contar sempre com esta parceria, pois precisamos de Secretários realmente comprometidos com a melhoria de vida das comunidades e que acredita no potencial da juventude.






André com a Diretoria do Mazon.
Secretário abraça a causa da Juventude na Zona Norte



Secretário ouve a comunidade e já anuncia em breve
a criação do Conselho Municipal da Juventude.
"É a participação do povo nas Políticas Públicas"
O Mazon ea Semas unindo-se contra as queimadas da Zona Norte.


No dia 14 de Junho de 2011, Diretor de educação ambiental da SEMMAS visita a sede do MAZON para divulgar a campanha '' Contra as queimadas urbanas ''.

 
Representantes da Semas com Secretário Geral do Mazon José Carlos (Pequeno).

O Mazon ea Semmas junto na campanha contra os focos de queimadas.

domingo, 26 de junho de 2011


3a. TERCEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DE
 SEGURANÇA PÚBLICA DA ZONA NORTE


A terceira reunião da Segurança Pública foi realizada no Centro de Convivência da Família, com a participação de muitos representantes e lideranças da Zona Norte e Leste. O ponto central da reunião foi a apresentação do modelo Ronda nos Bairros, pelo Tenente-Coronel Sávio que em mídia mostrou como vai funcionar o Projeto. Algumas lideranças se mostraram apreensivas com este novo modelo e não acreditam que possa dar certo. Outros acreditam que é um programa político, de promoção do Governo, enfim vários questionamentos foram feitos. O poder público fez a sua parte quando mostrou de forma mais simplificada o projeto.
Vale ressaltar que em todas as reuniões são lembrados os Conselhos de Seguranças  que deveriam estar plenamente em funcionamento. Houve ainda um momento de silêncio em lembrança ao Líder Barão.
Enfim, acreditamos que estamos no caminho certo, a partir do momento que aproximamos a Polícia e comunidade, com objetivo comum de termos uma Segurança de qualidade, mais efetiva e eficaz para nossas famílias.
Devidos as inúmeras dúvidas com relação ao Projeto Ronda nos Bairros, ficou estabelecido que a próxima reunião será no dia 28 de Julho, com pauta única: RONDA NOS BAIRROS, que será apresentado com mais detalhes, pelos Técnicos responsáveis, para todas as lideranças e comunitários interessados.

PARTICIPE DIA 28 DE JULHO NO MAZON, ÁS 19:OOh.



3a. Reunião do Fórum de Segurança Pública reune responsáveis pela segurança
da Zona Norte de Manaus: O Mediador José Carlos Barroso '"Pequeno" - MAZON; Ten Coronel Sávio da CPA Norte; Dr. João Neto Delegado da Seccional Norte;
Coronel Ricardo Magno Comandante do Policiamento da Capital;
Major Cleitman da 15a. Cicom; Major Santiago da 6a. Cicom; Tenente Sette da BPI (da esquerda para direita)
 
Comunidades Presentes expondo situação dos bairros: Monte Sinai, Núcleo 15,
Santa Etelvina e companheiros da Zona Leste entre outros, também se fizeram presentes.

Pedro Pres. do Monte Sinai fala dos problemas de segurança na sua comunidade.

O líder Manoel de Jesus  contrário a alguns pontos ''Ronda dos Bairros''

Dr. João Neto orienta quanto a organização do Fórum e dá alguns encaminhamentos
para o próximo encontro.


A cada reunião aumenta o interesse dos representantes das comunidades
que participam ativamente do fórum, com questionamentos e sugestões.

Coronel Ricardo Magno- Comandante do Policiamento da Capital
 pela 1a. vez presente na reunião da comunidade
e fala: "Fico feliz com a participação da comunidade"
e diz que acredita nesta aproximação. Eisso ai Coronel...! Acreditamos também nesse momento histórico.