sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Árvores do Centro Histórico de Manaus podem estar sendo envenenadas, diz Semmas

Órgão ambiental de Manaus descobriu indícios e furos para aplicação de herbicidas e determinou investigação policial

Árvores nas ruas Eduardo Ribeiro e Monsenhor Coutinho podem morrer devido à aplicação de herbicidas
Árvores nas ruas Eduardo Ribeiro e Monsenhor Coutinho podem morrer devido à aplicação de herbicidas (Divulgação/Semmas)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) descobriu indícios de possível envenenamento com herbicidas de árvores existentes na avenida Eduardo Ribeiro, entre as ruas Monsenhor Coutinho e Dez de Julho,  no Centro de Manaus.
Um relatório técnico elaborado pela Diretoria de Arborização Paisagismo e Áreas Protegidas da Semmas será encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente para a instauração de inquérito policial visando a apuração do crime ambiental.
Segundo o relatório, as árvores danificadas são da espécie Ficus, Licania tomentosa (oitizeiro) e Syzygium malaccense (jambeiro). Nas árvores, foram encontrados e documentados pela inspeção furos que teriam sido utilizados para a aplicação de herbicidas.
A investigação foi determinada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, após tomar conhecimento do fato através de relatos nas redes sociais.
Segundo ele, as árvores existentes naquela via central da cidade têm relevância paisagística para o entorno do Centro histórico e um atentado a essas espécies arbóreas tem que ser devidamente apurado e combatido  a fim de que seus causadores não fiquem impunes.
O secretário determinou também o envio de amostras das espécies para análise química laboratorial que constatará o envenenamento.
A secretaria vai solicitar também do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciops) as imagens das câmeras de vigilância daquela área a fim de tentar identificar os agressores.
“Os dois ficus e o oiti ainda têm folhas verdes, o que é um indicativo de que existe funcionamento vegetativo na árvore, mas o jambeiro já está morto”, afirmou a chefe do Setor de Corte e Poda da Semmas, Eliane Souza, que fez a vistoria nas árvores.
Ela observou que em uma delas chegaram isopor para tampar os furos por onde teriam sido aplicados os herbicidas.
Se descoberto, o responsável pelo crime ambiental pode ser penalizado, com multa, autuação e até prisão.
As informações são da assessoria de comunicação da Semmas.

Umidade relativa do ar em Manaus cai para 18% e torna-se a menor em 100 anos

Nos desertos, a média da umidade relativa do ar é de 10%. As chuvas no Amazonas também estão abaixo da média.

Inmet vem registrando chuvas abaixo da média no Amazonas. Situação pode influenciar nos níveis dos rios.
Inmet vem registrando chuvas abaixo da média no Amazonas. Situação pode influenciar nos níveis dos rios. (Márcio Silva)
Manaus registrou nesta quinta-feira (11) uma umidade relativa do ar de 18%, a menor da série histórica em 102 anos já registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas. Uma intensa massa de ar quente e seca vem provocando a queda brusca de umidade do ar na região Centro-Sul do Amazonas.
Esse percentual de umidade relativa é incomum para a Amazônia, região marcada pelo clima quente e úmido.
Ano passado, quando foi registrada a maior seca na bacia amazônica, a umidade relativa do ar em Manaus ficou entre 25% e 30%. Este ano, as chuvas no Amazonas estão abaixo da média para o período, segundo o Inmet.
Nesta quarta-feira (10) a umidade chegou a 29%, deixando a situação em estágio de atenção. A umidade de 18% já coloca Manaus em estágio de alerta, segundo a chefe do 1º Distrito de Meteorologia do Inmet, Lúcia Gularte.
Lúcia salientou que 18% de umidade relativa expõe uma qualidade de ar ruim que causa vários efeitos nocivos na saúde das pessoas, especialmente em crianças e idosos. Caso a umidade caia ainda mais, Manaus deve ficar em estado de emergência. Para se ter uma ideia da gravidade, no desertos a umidade relativa é de 10%.
Efeitos
A umidade relativa do ar é o percentual de água numa parcela de ar. Se apenas 18% são registrados isto significa que os 82% restantes são compostos por partículas sólidas graves à saúde, formadas por dióxidos de carbono e de enxofre e poluição. Esta condição muda a constituição da atmosfera.
“O corpo humano é movido à água. Mas ele não está acostumado mudanças bruscas de temperatura e umidade. Com essas quedas a saúde do ser humano sofre vários problemas”, explicou.
Outro risco é o aumento dos incêndios florestais na cidade pois a vegetação fica mais seca.
Na avaliação da meteorologista, a Defesa Civil já deveria ter emitido alerta à sociedade sobre a situação, sobretudo em escolas e em hospitais.
Para driblar os efeitos da umidade baixa, ela recomendou população a umidificar o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água. Outra orientação é que as pessoas evitem fazer exercícios físicos entre 11h e 15h. As pessoas também devem tomar bastante água.
Neste período o índice de radiação ultravioleta é extrema. Uma das conseqüências da baixa umidade é o envelhecimento precoce”, afirmou.
A causa da baixa anormal da umidade, segundo Lúcia Gularte, é uma intensa massa de ar quente registrada em Manaus causada por variedades climáticas e o registro de chuvas abaixo da média para o período. Ela explicou na região sul do Amazonas a situação “está pior”.
Temperatura
O mês de agosto também vem registrando recordes de temperatura elevada. Nesta quarta-feira (10) a temperatura chegou a 36,7 graus Celsius. Nesta quinta, está em 36,4.
Ano passado, o dia mais quente do ano foi registrado no dia 30 de setembro, com 38,3 graus (à sombra).

Mulheres das áreas periféricas de Manaus serão atendidas em unidades móveis

Iniciativa busca diminuir o problema do acesso aos exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo

  • Unidades móveis ficarão por 15 dias no bairro Colônia Terra Nova 1, atendendo população feminina
     
  • Exames de mamografia também poderão ser realizados nas unidades móveis
     
  • No terceiro mês de gestação, a doméstica Francineide da Silva, fez a sua primeira ultrassonografia na unidade móvel
     
A falta de informações sobre a importância, dificuldades para realizar por meio do sistema público de saúde, bem como as dificuldades financeiras, ainda são os principais obstáculos para que mulheres, principalmente das zonas periféricas de Manaus tenham acesso aos exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo.
A auxiliar de produção, Maria das Neves, 41, diz que depois de inúmeras tentativas no Sistema Único de Saúde (SUS) teve que realizar o exame de ultrassonografia por meio do sistema privado.
“Passei vários meses tentando marcar o exame de ultrassom num posto de saúde no bairro da Cachoeirinha e acabei desistindo. Tive que pagar para uma clínica particular”, disse.
Para Rossiclei Colares, 50, a realidade é semelhante. A dona de casa nunca fez o exame de mamografia por conta das dificuldades de atendimento num posto de saúde público.
“É preciso madrugar para conseguir uma ficha para ser atendida e, mesmo assim, é uma quantidade insuficiente para atender a demanda”, destaca Rossiclei.
Numa tentativa de reduzir o número de mulheres sem o acesso a exames importantes para a saúde delas, duas unidades móveis irão levar às áreas mais distantes da cidade o serviço de mamografia, ultrassonografia e preventivo.
As “Carretas da Mulher”, uma iniciativa do município, foram entregues na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Colônia Terra Nova I, Zona Norte de Manaus, onde será dado início o atendimento nesta quinta-feira (11).
As unidades irão permanecer no bairro durante 15 dias e irão funcionar como apoio diagnóstico, mediante o encaminhamento das Unidades de Saúde da rede municipal da área onde estiverem posicionadas.
Cada “Carreta da Mulher” irá realizar, aproximadamente, 900 atendimentos por mês.
‘É uma menina!’
A doméstica Francineide da Silva, 25, recebeu o primeiro atendimento do serviço móvel. Ela fez a primeira ultrassonografia ao longo dos três meses de gestação.
“Hoje pude saber qual o sexo do bebê. É uma menina!”, disse a doméstica que estava com dificuldades para conseguir atendimento em postos de saúde público.
Sem médico
Moradores do bairro Colôina Terra Nova I, onde foram inauguradas as unidades móveis “Carretas da Mulher”, reclamam que a Unidade Básica de Saúde da Família N-23 está sem médico para atendimento aos moradores da área.
A dona de casa Maria do Socorro Oliveira, 27, diz que o atendimento está sendo feito por um enfermeiro.
“O médico que atendia ficou de férias e quando retornou logo deixou de ir para fazer o atendimento”, disse Maria do Socorro.
Por meio da assessoria, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que o médico que realizava o atendimento na UBSF N-23 está licenciado e que já está providenciando outro profissional para substituí-lo, até a próxima semana.
Também informou que está aguardando aprovação para a realização de Concurso Público para reforçar as equipes da Estratégia Saúde da Família.
O projeto para realização do concurso será submetido, nesta quinta-feira, à aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Demanda
Cada “Carreta da Mulher” irá realizar 40 exames de mamografia, 40 ultrassonografias e 20 exames preventivos diariamente. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No bairro Colônia Terra Nova I moram aproximadamente 5,3 mil mulheres com idades entre 40 e 65 anos, além de aproximadamente 550 mulheres grávidas
As “Carretas da Mulher” são as primeiras no Brasil no que diz respeito ao serviço móvel de atenção à saúde da mulher.

Força Nacional e Exército vão garantir segurança de servidores da Funai e índios isolados

Decisão foi tomada após sobrevoo de representantes da Funai e das Forças de Segurança em área que teria sido invadida por narcotraficantes peruanos

Maloca de índios que vivem em condição de isolamento no Acre, em foto tirada durante sobrevoo realizada esta semana
Maloca de índios que vivem em condição de isolamento no Acre, em foto tirada durante sobrevoo realizada esta semana (Divulgação/Funai)
Um efetivo da Força Nacional será deslocado ainda esta semana para o município de Feijó, no Acre, para garantir a segurança dos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) que atuam na proteção dos índios isolados. Os policiais da Força Nacional atuarão na área até que cheguem ao Acre os oficiais do Exército, que atualmente estão no programa Operação Defesa da Vida.
A decisão foi tomada após visita do presidente da Funai, Márcio Meira, e da secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, ao Acre nesta terça-feira (09).
Meira e Regina Miki sobrevoaram a região onde no início de agosto teria sido invadida por narcotraficantes peruanos. Havia preocupação com possível perseguição a índios que vivem em condição de isolamento no território brasileiro, dentro do Estado do Acre.
Durante o sobrevoo à região de fronteira com o Peru, foram vistas malocas e roçados dos índios isolados.
A assessoria de comunicação da Funai informou que o bom estado das moradias e plantações indica que é baixa a possibilidade de que tenha havido contato com o grupo armado vindo do Peru. O local vem sendo monitorado pela equipe da Frente de Proteção Etnoambiental Envira, da Funai.
A região concentra grande número de índios isolados, e há outros grupos que não foram avistados, o que mantém a preocupação com a segurança dos indígenas na região.
Em reunião posterior ao sobrevoo, Regina Miki e Márcio Meira definiram parceria com o Governo do Estado, Ministério da Justiça (Funai, Polícia Federal e Força Nacional) e Ministério da Defesa, com ações que serão tomadas para assegurar a proteção dos servidores que atuam na base, localizada às margens do rio Xinane, dos índios isolados e do território nacional.
Invasão
Funcionários da Funai, da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira, relataram a invasão do território brasileiro por grupos armados vindo do Peru.
O alerta, via rádio, partiu de indígenas do povo Ashaninka. No final de julho, a base da Funai, que fica a 32 quilômetros da fronteira do Peru e a cinco dias de barco do município de Feijó (AC), foi invadida e saqueada por traficantes peruanos, logo depois que a equipe da Funai deixou o local, por segurança.
A FPE é responsável pela proteção territorial dos indígenas isolados que vivem na faixa de fronteira.
A Funai comunicou a invasão ao Ministério da Justiça, que ofereceu apoio na mobilização da Polícia Federal.
A área é de difícil acesso e, por essa razão, uma semana depois da invasão é que foi possível dar início à operação do Comando de Operações Táticas (COT) e da Coordenadoria de Aviação Operacional (CAOP) na área, com o apoio logístico do Estado do Acre e do Exército.
Com ajuda dos mateiros que trabalham na Frente, a equipe de 25 policiais da Polícia Federal conseguir rastrear e prender o narcotraficante português Joaquim Antônio Custódio Fadista, no dia 3 de agosto.
Joaquim Fadista, que atua no Peru, já havia sido capturado na mesma base em março deste ano e encaminhado a Polícia Civil do município de Feijó. Ele era procurado pela Polícia Nacional peruana, por envolvimento com o tráfico de drogas.
A PF brasileira foi acionada, e o português extraditado para o Peru, mas voltou para Base do Xinane atrás da uma mochila, supostamente com droga, que havia escondido na área meses atrás.
A equipe da FPE Envira retornou para a base da Funai na sexta-feira (5). Artur Meirelles, Coordenador da Frente, e mais dois mateiros, conhecidos como Marreta e Chicão, foram buscar mais vestígios na área.
Encontraram um acampamento no outro lado do rio, onde havia um colchão, muitos sacos de açúcar, uma mochila com cascas de cartuchos roubados da base, e um pedaço de flecha dos índios isolados. Segundo Carlos Travassos, Coordenador Geral de Índios Isolados e Recente Contato (CGIIRC) da FUNAI, que está no local, a flecha pertence ao grupo isolado que vive nas cabeceiras do rio Humaitá.
O grupo ficou conhecido mundialmente quando foi fotografado pela primeira vez em maio de 2008 pela Funai.

Governo lança programa para inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho

O programa é executado em parceria pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres

O governo lançou hoje (11) o programa Mulheres Mil que pretende formar e inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho até 2014. O Mulheres Mil, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, quer dar acesso à educação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social, como mães solteiras, ou chefes de família, que não tiveram oportunidade de estudar e nem de ser inseridas no mercado formal. O programa é executado em parceria pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.
O Mulheres Mil foi implantado como projeto piloto em 2007, em parceria com universidades canadenses. Por intermédio de 13 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o projeto atendeu mil mulheres em 13 estados do Norte e Nordeste. Agora, será efetivado em todo o país e, ainda neste ano, 100 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deverão beneficiar 10 mil mulheres com a aplicação do programa.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o programa Mulheres Mil é uma ação do ministério que pretende cumprir com o desafio proposto pelo atual governo, o da erradicação da miséria. “Todas as secretarias do Ministério da Educação estão mobilizadas com o Plano Brasil sem Miséria”.
Presente no lançamento do programa, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Iriny Lopes, ressaltou a importância da capacitação. “O plano de enfrentamento à miséria identificou 16,2 milhões de pessoas que precisavam de um programa voltado para elas. A maioria dessas pessoas é composta por mulheres, como chefes de família, negras e aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Então, o Mulheres Mil dará capacitação para que elas possam entrar no mercado de trabalho”.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, explicou a importância do programa. “No Plano Brasil sem Miséria, nós não queremos só levar renda para as famílias, mas também garantir inclusão produtiva e acesso a serviços públicos. O Mulheres Mil vai ser estratégico, qualificando e formando 100 mil mulheres, melhorando a condição de conhecimento e de qualificação profissional delas, para que assim, consigam ter acesso a vagas de emprego”.
Também esteve presente no evento Ilda Maria Vital de Oliveira, uma das alunas formadas pelo projeto piloto do programa. “Graças ao projeto, eu tive a oportunidade de ter uma profissão e começar a trabalhar. Em 2008, quando comecei o curso, estava desempregada. Depois do curso de camareira, consegui emprego em um hotel em Fortaleza e estou lá há dois anos. O curso mudou a minha vida e a minha família”, contou Ilda.

Corrida eleitoral de 2012 custará R$ 8,7 milhões no AM

O valor se refere às despesas para realização do pleito nos 62 municípios do Amazonas, segundo dados do TRE-AM

Eleitores na fila
Eleitores na fila (Euzivaldo Queiroz)
A realização da eleição para prefeitos e vereadores dos 62 municípios do Amazonas, no próximo ano, vai custar R$ 8,7 milhões à Justiça Eleitoral. Em todo o País, o custo do pleito municipal está estimado em R$ 646,3 milhões, segundo proposta orçamentária aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira.
A primeira estimativa do TSE para bancar o processo eleitoral no Amazonas ficou R$ 7,5 milhões. Mas, segundo o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Pedro Batista, esse valor não considerava as despesas com alimentação de mesários projetada em R$ 1,2 milhões.
“A soma desses dois valores é o custo da eleição de 2012. Comunicamos o TSE para os ajustes no orçamento”, informou o diretor geral.
A proposta orçamentária do TSE destina R$ 646,3 milhões para as eleições municipais de 2012 em todo o Brasil. Desse valor, R$ 358,8 milhões referem-se a custos operacionais (deslocamento de mesários, servidores, equipamentos, alimentação).
Com pessoal, a Corte projeta gastos de R$ 163 milhões. Mais R$ 124,4 milhões foram reservados para a atualização e manutenção das urnas.
Nas eleições gerais de 2010, quando cinco cargos eletivos estavam em jogo (deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República), o TSE gastou R$ 733,6 milhões, segundo relatório de gestão orçamentária do tribunal.
Somente com a atualização e manutenção do sistema de votação e apuração, foram aplicados R$ 265,5 milhões. A realização do pleito consumiu mais R$ 468,1 milhões.
O orçamento do TSE para 2012 estima em R$ 224,7 milhões o valor do Fundo Partidário. O recurso é distribuído entre os 27 partidos políticos da seguinte forma: 5% divididos em partes iguais e os 95% restantes proporcionalmente com base no número de votos obtidos por cada sigla na última eleição para  a Câmara Federal.

Levantamento aponta que Manaus tem internet "banda estreita”

Capital amazonense tem 33% dos habitantes com acesso à conexão de internet de alta velocidade

Cresce o número de compras pela internet
Anatel sugere mudanças no serviço (Reprodução)
Levantamento realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), mostra que Manaus é a cidade com a pior penetração de banda larga fixa e móvel dentre as sedes da Copa do Mundo da FIFA de 2014.
O índice na capital amazonense é de 33%, contra 71% de Porto Alegre, a melhor cidade no ranking do SindiTelebrasil.
A pesquisa, porém, destaca que os índices brasileiros estão compatíveis com os maiores mercados mundiais de internet rápida e diz que os 33% de Manaus, por exemplo, se equivalem ao índice do Canadá.
Belo Horizonte tem 68% de penetração. Rio de Janeiro e Curitiba, 57%. Recife, 52%. Brasília e São Paulo, 47%. Natal, 43%. Cuiabá, 42%. Salvador, 41% e Fortaleza 38%.
Novas regras
O conselho diretor da Anatel definiu ontem padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga e novas regras para incentivar a atuação de pequenos provedores. Foram dois regulamentos aprovados, que vão agora à consulta pública. Um deles estabelece metas de qualidade para prestadoras com mais de 50 mil assinantes e o outro, também sobre serviço de comunicação multimídia, disciplina direitos e deveres de clientes e prestadoras.
Pelas propostas, a média mensal de velocidade das conexões deve ser de, no mínimo, 60% da velocidade contratada pelo cliente. Também se impõe limite para queixas sobre o serviço: o número mensal de reclamações recebidas pela empresa não pode ser superior a 2% do total de acessos ativos.
Outro item que deverá ser cobrado é a taxa mínima de disponibilidade da rede, ou seja, o tempo em que a rede da prestadora opera sem interrupção. Pela proposta, não pode superar 7 horas e 12 minutos por mês.

Primeiro leilão de animais ovinos e caprinos do Amazonas acontece neste sábado

O evento é uma iniciativa da Associação de Ovinos e Caprinos do Amazonas e acontece no Parque da Expoagro, Zona Norte de Manaus

Nesse sábado (6), acontece o primeiro leilão de animais de Ovinos e Caprinos do Amazonas. O evento é uma iniciativa da Associação de Ovinos e Caprinos do Amazonas (Acocam) o tem o objetivo de melhorar geneticamente o rebanho do Estado, tornando o Amazonas um dos maiores produtores das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o Presidente da Acocam, Camilo Morato, a expectativa da associação sobre o volume de negócios é grande.
 “Estamos bem otimistas. A nossa estimativa é de que o valor fique entre R$ 250 e R$ 300 mil. Ao todo 40 animais vão ser leiloados. Essa é a oportunidade para quem quer entrar nesse ramo”, comentou.
O leilão vai acontecer, a partir das 19h, no Parque da Expoagro localizado na avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte de Manaus.

ALE/AM aprova reajuste de 8% para servidores da saúde

Reajuste a servidores da saúde irá gerar impacto de R$ 350 milhões nas contas do Estado


A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou nesta quinta-feira (04), por unanimidade, o Projeto de Lei que altera a remuneração dos servidores do quadro de pessoal permanente do Sistema Estadual de Saúde, reajustando seus vencimentos em 8% retroativos a 1º de maio deste ano.
Outro Projeto de Lei oriundo de Mensagem Governamental foi aprovado por 17 votos e uma abstenção. Trata-se do veto parcial aposto ao artigo 2º do Projeto de Lei Complementar, que dispõe sobre o direito que os procuradores do Estado teriam de vender a licença prêmio. O veto para esta medida foi aprovado hoje (4), em regime de urgência. A Lei Complementar nº 87, de 1º de agosto de 2011, que trata da remuneração dos procuradores do Estado e traz o veto, já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Dentre outros projetos considerados importantes que foram aprovados destacam-se o do deputado Adjuto Afonso (PP) que disciplina a meia entrada para deficientes físicos em salas de cinemas, espetáculos de teatro e circo, museus, eventos educativos, esportivos e de lazer; do deputado Arthur Bisneto (PSDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de casas de shows, boates e salões de festas, exibirem advertência sobre o perigo da associação entre bebida alcoólica e direção no trânsito.
O deputado Luiz Castro (PPS) também teve um de seus projetos aprovados, que veda a fixação de publicidade impressa de cigarros e congêneres em locais onde haja acesso de crianças e adolescentes no âmbito do Estado do Amazonas.
Com relação ao projeto que trata da remuneração dos servidores da saúde, o presidente da ALEAM, deputado Ricardo Nicolau (PR), informou que já foi enviado à sanção do governador Omar Aziz (PMN).

Prefeitura realiza ações no último dia da Semana Mundial do Aleitamento

Secretaria Municipal de Saúde prepara diversas ações de conscientização que vão acontecer em diversas Zonas da cidade nesta sexta-feira (5)

Semsa realiza palestras de conscientização
Semsa realiza palestras de conscientização (Divulgação)
A Prefeitura de Manaus encerra nesta quinta-feira (5) as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno com diversas ações em todas as Zonas da cidade. O leite materno é importante para a saúde da mãe e do bebê e deve ser tratado com prioridade.
O último dia das ações é marcado com diversas realziações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, localizado na Japiinlândia, Zona Sul, será inaugurada uma sala de apoio à amamentação. Na UBS dos bairros São José, Zona Leste,  Santo Antônio, Zona Oeste, e Betânia,  Zona Sul, serão realizadas atividades educativas como palestras, distribuição de material informativo, gincana para recolher depósitos para o armazenamento do leite, entre outros.
Na Maternidade Municipal Moura Tapajóz haverá ainda palestras para as mães e será conhecido também o vencedor do concurso de poesias sobre aleitamento materno, realizado dentre os funcionários da maternidade.
 Indígenas
Na última quarta-feira (4) uma equipe da Semsa esteve no assentamento da tribo Tikuna, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
No local foram realizadas atividades de educação voltadas principalmente para as grávidas da aldeia ou em fase de amamentação. “Realizamos uma roda de conversa para trocar experiência e repassar orientações, destacar a importância do aleitamento materno, inclusive para a saúde da mãe”, disse a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

III Conferência


III Conferência Municipal de Política para Mulheres
A III coferência de política para Mulheres, realizada no dias 3,4 e 5 de Agosto, teve como objetivo, discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema  pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Município de Manaus. O Movimento Amigos da Zona Norte-Mazon teve presença marcante na III Conferência Municipal de Política para Mulheres, levando três representantes para discutir e defender os direitos femininos, sendo assim eleitas delegadas as mesmas para a etapa estadual da Conferência. 

Presença de autoridades na Abertura da
III Conferência de Políticas Públicas para Mulheres.


Nos trabalhos de grupos diversas lideranças discutem as temáticas da Conferência.


Mulheres do Movimento Afro explanam suas lutas.
Nízia da Secretaria de Mulheres participação ativa 
do MAZON.







Agora vamos para a etapa estadual com a mesma garra e força para defender e debater políticas para Mulheres!!!

Prefeitura realiza ações no último dia da Semana Mundial do Aleitamento

Secretaria Municipal de Saúde prepara diversas ações de conscientização que vão acontecer em diversas Zonas da cidade nesta sexta-feira (5)

    Semsa realiza palestras de conscientização
    Semsa realiza palestras de conscientização (Divulgação)
    A Prefeitura de Manaus encerra nesta quinta-feira (5) as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno com diversas ações em todas as Zonas da cidade. O leite materno é importante para a saúde da mãe e do bebê e deve ser tratado com prioridade.
    O último dia das ações é marcado com diversas realziações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, localizado na Japiinlândia, Zona Sul, será inaugurada uma sala de apoio à amamentação. Na UBS dos bairros São José, Zona Leste,  Santo Antônio, Zona Oeste, e Betânia,  Zona Sul, serão realizadas atividades educativas como palestras, distribuição de material informativo, gincana para recolher depósitos para o armazenamento do leite, entre outros.
    Na Maternidade Municipal Moura Tapajóz haverá ainda palestras para as mães e será conhecido também o vencedor do concurso de poesias sobre aleitamento materno, realizado dentre os funcionários da maternidade.
     Indígenas
    Na última quarta-feira (4) uma equipe da Semsa esteve no assentamento da tribo Tikuna, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
    No local foram realizadas atividades de educação voltadas principalmente para as grávidas da aldeia ou em fase de amamentação. “Realizamos uma roda de conversa para trocar experiência e repassar orientações, destacar a importância do aleitamento materno, inclusive para a saúde da mãe”, disse a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas.

    Vereadores trocam ofensas na CMM

    Protótipo de panfleto confeccionado pelo assessor parlamentar  de Mário Frota provocou os ataques

      Os vereadores protestaram, na última terça (09), durante a sessão plenária contra panfletos apócrifos que foram distribuídos fora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por um assessor do vereador Mário Frota (PDT), listando os nomes dos parlamentares que teriam votado a favor do projeto 121/2011, que trata da concessão das feiras e mercados, que ainda não foi submetido à votação.
      O protótipo do panfleto começou a circular entre os vereadores da base aliada, que trataram o assunto como uma brincadeira. Somente após as vereadoras Lúcia Antony (PCdoB), Cida Gurgel (PRP)  e Socorro Sampaio (PP) e o vereador Jaildo dos Rodoviários (PRP) terem acesso às cópias, a discussão tomou corpo. Os parlamentares pediram providências à Mesa Diretora, e alegaram não ser favoráveis ao projeto, como informava o panfleto como vereadores que teriam votado a favor do projeto.
      Pedido de cassação
      Os vereadores Jefferson dos Anjos (PV), Mirtes Sales (PP) e Lúcia Antony (PCdoB) prometeram pedir a cassação do mandato de Mário Frota, principal opositor de Amazonino na CMM. Eles alegam que o vereador não respeitou o decoro parlamentar. Durante a discussão, Frota e Mirtes Sales trocaram ofensas de baixo calão.
      O vereador Mário Frota disse que não pediu e não sabia que seu assessor havia preparado um panfleto. “É lamentável, mas não dei ordem a ninguém para fazer isso. O que eu comentei era que se tivesse votação eu pagaria por outdoors e panfletos para mostrar quem votou contra e a favor do projeto de privatização, como aconteceu na época do BEA. Peço perdão e desculpas pela irresponsabilidade”, afirmou.
      Para Lúcia Antony, Mário Frota agiu de forma irresponsável e covarde ao produzir um panfleto de conteúdo mentiroso em que procura denegrir a imagem da CMM perante os feirantes. Além dela, mais de 20 vereadores se manifestaram contra o vereador de oposição no plenário. A maioria afirmou ser favorável a suspensão ou abertura de processo por quebra de decorro parlamentar contra Mário Frota, com base no artigo 103 do Regimento Interno.

      Unidades de saúde ficam sem vacinas durante campanha contra sarampo.


      Dia-Dia Manaus: Jornais estampam descaso com a SAÚDE na zona norte de Manaus.
       



      Nove dias depois do início da campanha, pelo menos dois centros de saúde na zona Norte estão sem vacinas para atender crianças entre 1 e 7 anos.

      Pelo menos duas unidades de saúde da zona norte de Manaus estão sem as vacinas que devem ser oferecidas pelo serviço público de saúde, entre elas, as vacinas contra o sarampo. As unidades estão desabastecidas da vacina contra o sarampo nove dias depois do início da campanha na capital que tem a meta de imunizar, em Manaus, 192.207 crianças, com idade de 1 a menores de 7 anos.

      Segundo a enfermeira Simone Anunciação, que trabalha no Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. Gilson Moreira, no Conjunto Mundo Novo, a remessa de doses das vacinas de rotina deveria ter sido entregue nas unidades no início do mês pelo Distrito Norte de Saúde (Disa Norte). “Eles enviam a remessa com base em um relatório de estatísticas que enviamos no dia 25, mas até agora o abastecimento não chegou”, disse. Desde o dia 1º, 800 crianças foram imunizadas contra o sarampo na unidade.

      No Caic Dr. Gilson Moreira, as doses de sarampo encerraram na última segunda-feira, mas as demais vacinas acabaram há uma semana. “Já solicitamos várias vezes e a justificava que tivemos é que houve um problema nos computadores do Disa Norte. Tanto que eles pediram para reenviarmos às estatísticas”, disse.

      Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, no Núcleo 3 da Cidade Nova, na manhã de ontem, também não avia doses contra o sarampo segundo o universitário Thiago Rodrigues que ontem procurou a unidade para vacinar o filho de 1 ano e seis meses. “Na UBS, fomos instruídos a voltar no fim de semana. Os funcionários garantiram que a unidade será abastecida na sexta-feira”, relatou. Na UBS, também não estão disponíveis as demais vacinas que deveriam ser oferecidas pelo serviço público de saúde.

      Por meio da assessoria, a Gerência de Imunização (Gerim), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que a UBS Balbina Mestrinho não encaminhou nenhum pedido de reposição de estoques da vacina contra o sarampo. Já sobre o CAIC Gilson Moreira, um e-mail foi enviado na manhã da segunda-feira à subgerência de Imunização do DisaNorte, informando sobre a necessidade de mais doses.

      Segundo a Semsa sobre as doses da campanha de vacinação, a unidade Balbina Mestrinho foi abastecida com 3.050 doses e o CAIC Gilson Moreiram foi abastecido com 780 doses, conforma a capacidade de armazenamento das duas unidades.