sábado, 26 de novembro de 2011

Esquentam os debates noTerceiro Dia
do XII Encontro Nacional da União
26 de Novembro de 2011.


O debate do terceiro dia girou em torno do socialismo e luta pelo Direito à Moradia, com os debatadores Saulo (CMP), Maria Lorena(Habitat) e Romero (Selvip - Argetina). O tema central foi autogestão que  é a bandeira maior dos movimentos sociais que lutam por moradia, e que ainda existem muitos entraves que precisam ser superados.
Maria Lorena da Habitat pergunta: O que entendemos por socialismos e autogestão? devemos ter isso claro para podermos  avançar. Moradia é um direito e não uma mercadoria. O
direito à moradia é um processo de transformação. Autoconstrução e Autogestão são palavras distintas pois autogestão é muito mais amplo e significa que você faz parte do controle do processso. e autoconstrução é algo mais individual. Temos que entender o que é produção da moradia social produção social da moradia que é algo claro e distinto, finaliza Maria Lorena.

No início do Terceiro dia animação na mïstica, com a apresentação dos Estados presentes.

Mazon presente no XII Encontro Nacional da União e, Belo Horizonte..

Sato (União-Amazonas) e Evanise (União-São Paulo)  membro da Coordenação Executiva da UNMP,
conhece tudo sobre os projetos habitacionais. 

Plenária atenta a composição da mesa.

Delegação de Goiás presença constante nos debates.

Presidente do Mazon nos debates do 3o, dia do Encontro da UNMP.

Matos (Pará) e Neidinha (Piauí) comandam os debates do 3o. dia.
Romero da SELVIP - Secretaria Latino Americana de Vivenda Popular/ Argentina na mesa de debates

Maria Lorena da Habitat: Precisamos ter claro as definições de autogestão
e autocontrução, que são coisas distintas.
Saulo da CMP pede que continuemos com a Unidade.

Composição da mesa: autoridades no tema do dia.

Delegação demonstrando o amor à União, à luta.

Sato (União-Amazonas) e Josimar (União-Minas) disposição total!

Verinha da UNMP/SP: Com 42 mt2 não se pode falar de "qualidade em Moradia"
 Neste terceiro dia de debate  foi também citado a questão da pressão dos movimentos, por mais que se tenha parceria ainda não temos o respeito que deveríamos ter. O tratamento continua desigual, ex.: CEF, e a presidencia ainda não recebeu os movimentos de luta por moradia.E a  voz da maioria diz que temos que nos preparar para o enfrentamento ao governo Dilma, que está indo de encontro aos interesses do povo.


A seguir realização das oficinas e às 14:00h visitas a alguns empreendimentos em Belo Horizonte/MG. Confira a seguir:

Amazonas, DF e Recife: troca de experiências

Júlio Farias no debate nas Oficinas.




Sato participa da Oficiana: Impacto dos Mega Eventos e Mega projetos na Moradia.
"Após os eventos com investimentos milhonários, : Quem paga a conta?
Cita o exemplo da Copa do Mundo,

Cada oficina deverá apresentar 3 propostas dentro do eixo debatido,

Companheiro do Para fazendo sua explanação.

Teresa do Espírito Santo - Oicina Idoso e Moradia.
Argumenta: Coordenação não pode ter vínculo com governos.

Teresinha de Goiás - Oficina Idoso e Moradia- 
 sugere que a moradia do idoso não fiquer em nome do Idoso, mas da Associação,

Oficina; Idoso e Moradia: "Temos que fazer cumprir o Estatuto"

Oficina: Mobilidade, Acessibilidade e Pessoas com Deficiência

Nízia (Mazon-Amazonas) participa da Oficina: Idoso e Moradia
"O idoso não pode ser excluído"

Oficina: Assessoria Técnica se reune no Ginásio

Companheiro de Recife fala da dificuldade de acesso para o deficiente,
ambém focitando exemplo do próprio local do Encontro.
"Oficina: Cultura e Moradia".
 Mazon Cultural representado por Sabrina.

Empreendimentos de Minas

Empreendimento Minas Gerais
Chuva  atrapalhou um pouco as visitas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

XII Encontro da UNMP já começou!
Cerca de 1.000 pessoas, de 19 estados brasileiros, participaram do XII Encontro Nacional da União Nacional por Moradia Popular, ocorrido no período de 24 a 27 de novembro, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte/MG. O Encontro tem como tema “Moradia, Autogestão e socialismo na luta pelo direito à cidade”.
O coordenador nacional da União Nacional por Moradia Popular, Donizete Fernandes, reforçou a importância da luta na busca de moradia para todos, fruto da organização popular, e falou do momento difícil que o movimento vive com a União em função do recente Decreto que suspende o repasse financeiro a ONGs.

O evento foi prestigiado. A abertura contou representes de movimentos ligados à habitação, além de políticos e autoridades. Na ocasião, o Ministro Gilberto Carvalho, secretário da Secretaria Geral da Presidência da República ressaltou a importância da parceria do Governo com os movimentos. “O governo federal não abre mão da parceria com os movimentos. Essa parceria é fundamental para a construção da verdadeira democracia e de um país justo.”

Sobre o Decreto publicado pela presidenta Dilma Rousseff que suspende o repasse de recursos para as Organizações Não Governamentais (ONGs), na tentativa de conter recentes denúncias, o Ministro afirmou que a parceria com as entidades sérias, idôneas e transparentes será restabelecida em breve.

Além do Ministro, várias autoridades participaram do evento. Deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores prestigiaram a solenidade, que contou com cerca de 800 pessoas, oriundas de 19 estados brasileiros. Também estão presentes outras entidades representativas dos movimentos de luta por moradia e do Fórum Nacional de Reforma Urbana. O coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Marcos Landa, que destacou a importância da unidade das Associações afins e citou o Estatuto das Cidades como uma das maiores vitórias alcançadas até o momento.

Realização
O Encontro, promovido pela União Nacional por Moradia Popular, acontece a cada três anos e reúne representantes de todo o Brasil. Consta da pauta um balanço das atividades, por estados, de um relato das ações, fruto das definições ocorridas em Goiás, na última edição do evento.

O gerente nacional da rede de Desenvolvimento do Nordeste da Caixa Econômica Federal (CEF), Tácito Maia, informou que o programa Minha Casa Minha Vida é fundamental no processo da luta pela habitação, ao lado dos movimentos que lutam por moradia no país, e anunciou que novas unidades serão criadas em breve, por todo o país.

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, revelou, em sua fala, alegria em participar do Encontro e afirmou que todos os presentes estavam unidos pelo sangue da luta por dias melhores.

O coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP), Saulo Manoel da Silveira, revelou preocupação com o impasse das ONGs. “Hoje, a União dos Movimentos por Habitação é uma organização que pode ajudar muito a presidente Dilma, os governadores e os prefeitos a conduzir a política de reforma urbana. Porém, fico preocupado com o decreto da presidenta, pois nivela todas as organizações e movimentos. Nós somos contra a corrupção, pois sofremos, historicamente, as suas conseqüências. Por outro lado, espero que consigamos aprovar a PEC da moradia, que está tramitando no Congresso Nacional - será um avanço grandioso. Espero que o ‘Minha Casa, Minha Vida’ tenha regras mais claras e atenda a 90% da camada mais pobre do nosso país.”


Histórico
O coordenador da União em Minas Gerais, Welton Pimentel de Freitas, o Leleco, conduziu os trabalhos do primeiro dia do evento. Comemorou a entrega, há 20 anos, no Congresso Nacional, de documento com mais de um milhão de assinaturas de todo o país, que deu origem ao Fundo Nacional de Moradia Popular – marco para o setor habitacional em nível nacional.

“Há duas décadas foi formulado o primeiro projeto de lei de iniciativa popular sugerindo a criação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. Este ficou 13 anos engavetado e, somente no Governo Lula, saiu do Congresso”, afirmou Leleco.

Para ele, o projeto de lei formulado na época por meio de um abaixo-assinado em todos os estados foi fundamental para criar um marco regulatório de habitação de interesse social no país.

A mesa oficial foi unânime em referenciar Luis Inácio Lula da Silva pela sua importância para o setor habitacional brasileiro e também pelo seu restabelecimento. Lula havia confirmado presença no evento antes de ter diagnosticado um câncer.

A pauta de abertura contou ainda com apresentação cultural “Cortejo da Louvação”, exibida pelo Grupo Dom em Cena, do município de Pedro Leopoldo. Após as falas, houve ainda apresentação cultural dos estados.

Programação
Hoje, prosseguem os trabalhos, a partir das 9h, com mística, seguido da aprovação do Regime Interno do XII Encontro Nacional. Ainda pela manhã, o jornalista, ex-deputado estadual e federal e ex Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, fará uma análise de conjuntura.

À tarde, as delegações estaduais vão apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela União. Em seguida, haverá painel de debates com o tema Socialismo e Autogestão em Habitação. E, às 20h, vão acontecer reuniões das secretarias de Juventude, Mulheres e Negritude da UNMP e de articulações de apoio à luta pelo direito às cidades.

O Encontro prossegue até este domingo, 27 de novembro, no Sesc Venda Nova, à Rua Maria Borboleta, sem número. Na oportunidade, será lida a Carta Latino-Americana, com aprovação da agenda de luta para os próximos três anos.
Visite o Site da União - www.unmp.org.br
XII Encontro Nacional na União por Moradia
Belo Horizonte/ MG - 25/NOV/2011

Após a mistica da abertura deu-se início a aprovação do Regimento Interno e logo após apresentação do Painel de Debates com Nilmário Miranda que fez Análise de Conjuntura, foram feitas as intervenções da Plenária.

Início do 2a. dia: Preparação para o início das atividades

Antonio Vereador de Capanema/PA Matos UNMP/PA e Sato fala a estrutura do MAZON

Matos Pará e Sato Amazonas

Tocantins e Amazonas
Rosely e Nízia

Sidney de São Paulo e Claúdio Amazonas, novas amizades

Amazonas e São Paulo alegria constante

Goias e Amazonas na plenária do 2o. dia

Amazonas e Goias

Plenária aguarda início do debate

Marcos Recife inicia leitura e aprovação do Regimento do encontro

Visão Geral da Plenária

Estados aproveitam para vender produtos regionais - Banca do RJ

No painel de debates Nilmário Miranda faz Análise de Conjuntura

Nilmário fala de uma Revolução Pacífica

Walter Monteiro de Goias diz:"Devemos sair daqui prontos para um enfrentamento ao governo  Dilma,
Não podemos ser reféns

XII ENCONTRO NACIONAL DA UNIÃO POR MORADIA POPULAR

ABERTURA DO XII ENCONTRO NACIONAL DA UNMP
BELO HORIZONTE - MG

Marcada por muita expectativa o primeiro dia do Encontro Nacional ocorreu no dia 24 de novembro com  proximadamente 1.000 militantes da Moradia de todo Brasil A abertura aconteceu no auditório central do SESC com a presença de autoridades que apoiam os Movimentos de Luta por Moradia.
Leleco Freitas anfitrião do Encontro condiziu todo a apresentação do evento que iniciou com a Mística de Abertura com uma apresentação cultural do Estado de Minas Gerais. Em seguida na mesa de abertura tivemos a participação de Representantes dos Movimentos Nacionais, Representantes do Poder Público e Convidados Especiais da Coordenação Nacional.
E o encerramento da noite se deu com a aprentação cultural dos Estados, onde o Mazon Cultural - Amazonas apresentou uma performance dos Bois Garantido e Caprichoso, com toadas conhecidas o grupo do Mazon agitou a galera, com o tema Garantindo na vitória e Caprichando na luta. Durante quatro dias estaremos discutido temas relevantes para nossa luta por moraia, autogestão e Socialismo na Luta pelo Direito à Cidade.

Início da manhã do dia 24/11 credenciamento e encontro com mentores do
Amazonas, Recife e São Paulo

MAZON cultural com delegado da UNMP/MG

Plenária aguardando início da abertura

Assesor do Ministro Declara: "Sou Garantido"

UNMP/AM e UNMP/SP

Presidente do MAZON AM firma compromisso com Ministro Gilberto Carvalho

Whelton Pimentel  conhecido carinhosamente como Leleco Freitas UNMP/MG apresentador oficial do encontro

Amazonas agitando na plenária

Mesa de abertura do XII Nacional da UNMP

Presidência do MAZON e UNMP/SP (Verinha) experiência nos projetos habitacionais

Apresentação Cultural de Minas Gerais

O encontro reuniu todos os Estados filiados a UNMP

Plenária aguada início das apresentações culturais

Ministro Gilberto Carvalho proferindo suas palavras de incentivos aos movimentos

Nas cores Vermelho e Azul MAZON agitou a galera no encontro

Ministro Gilberto Carvalho e Sato sinalizando respeito, carinho com a organização do MAZON no Estado do Amazonas.

MAZON e Secretário Geral do Meio Ambiente
(NNabil Georges Bonduki)

Apresentação do MAZON Cultural,
Caprichando na Luta e Garantindo na vitória por Moradia

Apresentação da cultura da Paraiba

Diretora de Comunicação simpatia e beleza na abertura do encontro

Amazonas e São Paulo
Keila, Donizete, Sabrina, Gegê e Lorena

Frevo de Recife animou os presentes

MAZON Cultural afirma:"Garantido a preferência no Brasil"

Diretoria do MAZON assistindo as apresentações de outros Estados.

Momento de discontração

A União Faz a força... Conselheiros Nacional das Cidades, presidente do MAZON, Coordenador Nacional da UNMP/SP
 (Leleco, Nilson Sato e Donizete), nossos mentores Intelectuias fazendo a diferença.  


Final da abertura. Turma satisfeita com os resultados.

MAZON com a turma da Paraiba