terça-feira, 2 de agosto de 2011


Feiras são pontos de risco à aviação em Manaus


     Weber monitorou 80 pontos na cidade e descobriu que as feiras são os locais preferidos dos urubus na busca por comida. Agora estuda locais de descanso

    A forma inadequada de disposição de resíduos nas feiras próximas a igarapés e a existência de locais onde possam descansar são os principais atrativos para a presença cada vez maior de urubus na cidade de Manaus e do aumento de choques deles com aeronaves.
    De 80 pontos pesquisados pelo estudante Weber Galvão Novaes, 29, doutorando em Ecologia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), a Feira da Panair, no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, e a Feira do Mutirão, no Jorge Teixeira, Zona Leste, foram os mais infestados pela presença deste animal. Para o controle da espécie, que causa riscos à aviação, o pesquisador aponta o saneamento, a limpeza e a acomodação do lixo em recipientes fechados.
    Considerado o limpador do meio ambiente já que retira todos os dejetos lançados por feiras e mercados, o urubu não traz riscos para a saúde humana, como os ratos e os pombos, explica Weber. O maior problema é em relação a presença deles em áreas de aeroporto, como na Feira da Panair, a um quilômetro do Aeroporto da Base Aérea de Manaus.
    Na Feira do Mutirão, instalada numa ponte sobre o igarapé reúne os locais preferidos desses animais. Ali, segundo afirma, há vários registros de choques desses animais com aeronaves.
    O levantamento de dados foi iniciado em 2005 abrangeu todas as zonas da cidade e deverá ser concluído neste final de ano, explica ele, que busca agora descobrir as áreas preferidas para descanso e reprodução.
    LIMPEZA
    Essas informações são importantes, segundo alerta Weber, porque num eventual plano de manejo, elas direcionarão as ações para o controle dessas áreas, principalmente as próximas de aeroportos. As medidas a serem tomadas são simples porque só a limpeza é suficiente para afastá-los.
    "Se houver abate deles, em pouco tempo voltarão, por isso o ideal para o controle é saneamento e limpeza", explicou ele, revelando a necessidade de se estabelecer parcerias entre os poderes públicos estadual e municipal para a instalação de lixeiras mais adequadas.
    A ave, que integra a lista dos feios, sujos e malvados, está no topo da cadeia alimentar e, como explica o pesquisador, tem uma missão importante na natureza, a limpeza. Por isso, compreender mais o comportamento deles será fundamental para a qualidade da vida humana nas cidades.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário