sexta-feira, 13 de abril de 2012


COMUNIDADE SE REUNE PARA DEBATER SOBRE A  POLUIÇÃO  DO IGARAPÉ CASTANHEIRAS EM PURAQUEQUARA.

Conforme denunica no jornal "A Crítica", resíduos vindos do sistema de esgosto na Unidade Prisional de Puraquequara (UPP) está provocando sérios danos ao Igarapé Castanheira, na Zona Leste. Outros órgãos públicos também seriam responsáveis pela poluição do igarapé.
Dejetos do sistema de esgoto da UPP, está destruindo um dos principais igarapés (curso dágua) de Manaus, o Castanheira.
Nos últimos anos, os resíduos do esgosto também alcançaram o Lago do Aleixo e segundo o médico e mebro do Movimento SOS Encontro das Águas, Menabarreto Segadinha, podem chegar até o Rio Negro.
Representantes da Comunidades, Movimentos Sociais e Asscoiações participaram de um encontro, 24 de janeiro, para debater e dar os devidos encaminhamentos às denuncias apresentadas.
A Dra. Profa. Nete Rubim apresentou o resultado da pesquisa realizada no Lago e comprovou técnicamente que o Igarapé está sendo poluido e os dados apresentatos são alarmantes.
O MAZON - entidade Amigo do Verde, esteve presente e lançou a proposta para a criação do Fórum o que foi aprovado por todos os presentes. " Precisamos mobilizar a comunidade para lutar contra essas atitudes que agridem a natureza e o homem, disse José Carlos Barroso, membro do Mazon e Conferencista Nacional do Meio Ambiente, ressaltou ainda que desde a Conferência aguarda a criação deste Fórum.
O médico Menabarreto disse que, na época da construção da UPP, ele chegou a questionar o governo do Estado sobre a forma como o sistema de esgoto foi construído e instalado. E afirmou ainda que os dejetos não vêm somente do presídio e a situação vem se agravando a cada dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário