sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Levantamento aponta que Manaus tem internet "banda estreita”

Capital amazonense tem 33% dos habitantes com acesso à conexão de internet de alta velocidade

Cresce o número de compras pela internet
Anatel sugere mudanças no serviço (Reprodução)
Levantamento realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), mostra que Manaus é a cidade com a pior penetração de banda larga fixa e móvel dentre as sedes da Copa do Mundo da FIFA de 2014.
O índice na capital amazonense é de 33%, contra 71% de Porto Alegre, a melhor cidade no ranking do SindiTelebrasil.
A pesquisa, porém, destaca que os índices brasileiros estão compatíveis com os maiores mercados mundiais de internet rápida e diz que os 33% de Manaus, por exemplo, se equivalem ao índice do Canadá.
Belo Horizonte tem 68% de penetração. Rio de Janeiro e Curitiba, 57%. Recife, 52%. Brasília e São Paulo, 47%. Natal, 43%. Cuiabá, 42%. Salvador, 41% e Fortaleza 38%.
Novas regras
O conselho diretor da Anatel definiu ontem padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga e novas regras para incentivar a atuação de pequenos provedores. Foram dois regulamentos aprovados, que vão agora à consulta pública. Um deles estabelece metas de qualidade para prestadoras com mais de 50 mil assinantes e o outro, também sobre serviço de comunicação multimídia, disciplina direitos e deveres de clientes e prestadoras.
Pelas propostas, a média mensal de velocidade das conexões deve ser de, no mínimo, 60% da velocidade contratada pelo cliente. Também se impõe limite para queixas sobre o serviço: o número mensal de reclamações recebidas pela empresa não pode ser superior a 2% do total de acessos ativos.
Outro item que deverá ser cobrado é a taxa mínima de disponibilidade da rede, ou seja, o tempo em que a rede da prestadora opera sem interrupção. Pela proposta, não pode superar 7 horas e 12 minutos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário